TV RÁDIO
Buscar

Auditor do tribunal nega perseguição a Gabigol após condenação: "Ninguém inventou pena"

Autor(a): Redação BNews em 27 de Março de 2024 11:30
Foto: Divulgação / Flamengo

O atacante Gabigol, do Flamengo, foi condenado a dois anos de suspensão do futebol, na segunda-feira (25), por tentativa de fraude em antidoping. Em entrevista ao Uol, um dos auditores do TJ-AD, Ivan Pacheco, explicou como se deu o processo.

“A pena é baseada no código. Todos os ritos processuais e legais foram cumpridos. Ninguém inventou essa pena para o Gabigol, não se fez um julgamento especial porque é ele. O rito seguiu estritamente de acordo com o regulamento”, disse.

Gabigol e o Flamengo dizem terem sido pegos de surpresa pela punição. O jogador vai recorrer na Corte Arbitral do Esporte (CAS).

O Flamengo entende que uma punição desse tamanho só aconteceu por se tratar de Gabigol. O clube acha que o artilheiro deu visibilidade ao caso. Na visão do clube, não houve fraude por parte do jogador, e sim um mau comportamento.

Ivan Pacheco explicou ainda ao Uol motivos que levaram a uma denúncia e, posteriormente, à condenação:

"O controle, a coleta das amostras, todo procedimento da notificação dos atletas até lacrarem as amostras e mandar para o laboratório seguem um padrão internacional. Segundo os oficiais de controle que foram coletar as amostras do Gabriel, ele não manteve esse padrão. Eles caracterizaram isso como tentativa de fraude”, disse.

Gabigol precisará cumprir cerca de 1 ano da punição caso o recurso não seja aceito. O tempo começa a contar da data do exame, em abril de 2023.

“Houve uma demora entre a promotoria fazer a acusação e chegar no tribunal antidopagem. Um outro artigo, o 163, diz que entre a denúncia e o julgamento, se houver um atraso significativo sem que isso parta de algum motivo do atleta, a pena vai ser cumprida a partir do dia da coleta dos exames. Por isso ele vai ter que cumprir até abril do ano que vem. Não houve participação do atleta na demora, então ele tem esse direito”, concluiu Pacheco.

O recurso ao CAS pode levar cerca de seis meses até ser concluído, o que faria Gabigol perder toda temporada. Por isso, a defesa do jogador tenta um efeito suspensivo para que ele possa jogar enquanto aguarda.


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade