TV RÁDIO
Buscar

Anderson Daronco e Leandro Vuadem apitam BAVIs da final do Baianão

Autor(a): Redação Galáticos Online (@GalaticosOnline) em 28 de Abril de 2016 16:56

Após diversas análises e debates entre si, os membros da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia (Ceaf-BA), presidida por Wilson Paim chegaram à conclusão de que a arbitragem das finais do Baianão 2016 seja de profissionais do quadro da FIFA. A decisão foi acatada pela presidência da FBF, que destacou que não houve influência ou pedido dos clubes por arbitragem local ou de fora do estado.


Anderson Daronco (Foto: AFP)

 
Diante da indicação da Ceaf-BA por árbitros do quadro internacional, e do número reduzido de profissionais FIFA disponível para os jogos, a FBF fez uma parceria com a Federação Gaúcha de Futebol, chancelada pela Comissão de Arbitragem da CBF. As duas Federações realizaram, em conjunto, apenas um sorteio para definição dos árbitros que apitarão as finais do Baianão e do Gauchão, ambas nos dias 1º e 8 de maio.
 
O evento aconteceu na sede da FGF, em Porto Alegre, na tarde desta quinta-feira (28). Foram colocados em sorteio os árbitros centrais gaúchos Anderson Daronco e Leandro Pedro Vuaden. O profissional que fosse sorteado para apitar o jogo de ida da final do Gauchão, automaticamente já estaria sorteado para o jogo de volta da decisão do Baianao e vice-versa.
 
Assim, ficou definido, através do sorteio, que o árbitro do primeiro BAVI, no próximo domingo (1º), às 16h, no Barradão será Anderson Daronco (FIFA/RS). Já para o BAVI do dia 8 de maio, quando será conhecido o campeão, também às 16h, na Arena Fonte Nova já está sorteado Leandro Vuaden (FIFA/RS).
 
Por sua vez, os assistentes, que não têm necessidade de passar por sorteios foram escolhidos pela FBF. No primeiro clássico, Daronco terá como assistentes 1 e 2, respectivamente, Emerson Augusto de Carvalho (FIFA/SP) e Guilherme Dias Camilo (FIFA/MG).
 
Já no segundo clássico, Vuaden terá como assistentes 1 e 2, respectivamente, Bruno Raphael Pires (FIFA/GO) e Luiz Claudio Regazone (Asp.FIFA/RJ). Regazone, apesar de ainda ser aspirante ao quadro da FIFA possui um vasto currículo na arbitragem e goza de mais experiência do que até alguns assistentes FIFA disponíveis para compor o trio.


Leandro Vuaden (Foto: Getty)

 
Na oportunidade, a entidade máxima do futebol baiano também definiu delegado especial, assessores de arbitragem e 4º e 5º árbitros das duas finais. O BAVI deste domingo (1º) terá Kléber Moradillo, membro da Ceaf-BA e instrutor FIFA de arbitragem como Delegado Especial; Vidal Cordeiro Lopes como assessor de arbitragem e os árbitros Diego Pombo Lopez e Paulo de Tarso Bregalda Gussen, ambos do quadro nacional, como 4º e 5º árbitros, respectivamente.
 
O BAVI do dia 8 de maio terá mais uma vez Moradillo como Delegado Especial, Carlos Alberto de Souza Vila Nova, como assessor de arbitragem, e os árbitros Emerson Ricardo de Almeida Andrade e Carlos Eduardo Bregalda Gussen, ambos também do quadro nacional, como 4º e 5º árbitros, respectivamente.
 
Currículos - Os trios de arbitragem dos dois clássicos chegam a Salvador credenciados por seus ricos currículos. Anderson Daronco tem 35 anos e está no quadro da FIFA desde o final de 2014. Em 2015, ele trabalhou em 33 jogos de competições nacionais, sendo 28 deles na Série A, e foi escolhido o melhor árbitro central do Brasileirão. Leandro Pedro Vuaden tem 40 anos e integra o quadro da FIFA desde 2008. Em 2015, ele atuou em 28 jogos nacionais, sendo 22 na Série A.
 
Emerson Augusto de Carvalho tem 43 anos e está no quadro da FIFA desde 2008. Em 2014 ele compôs o trio de arbitragem brasileiro na Copa do Mundo. Guilherme Dias Camilo tem 34 anos e ingressou no quadro da FIFA em 2015. No mesmo ano, foi eleito o segundo melhor assistente do Brasileirão, atrás apenas do baiano Alessandro Matos.
 
O jovem Bruno Raphael Pires, de 30 anos, também ingressou no quadro da FIFA em 2015. No mesmo ano, trabalhou em 34 jogos nacionais, sendo 23 da Série A. Já Luiz Claudio Regazone, de 31 anos, atuou em 32 jogos nacionais em 2015. Dezoito deles foram da Série A. 

Confira abaixo o sorteio e as escalas da final:

Escala final 1º/05

Escala final 08/05

Foto capa: Montagem / Globoesporte.com


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade