TV RÁDIO
Buscar

Baianão 2015: confira os grupos e adversários da dupla BAVI na competição

Autor(a): Leonardo Santana (Twitter: @leosouzasantana) em 27 de Novembro de 2014 13:02

Nesta quinta-feira (27), em um evento realizado no Quartel de Amaralina, a Federação Bahiana de Futetbol (FBF) promoveu o sorteio dos grupos do Campeonato Baiano de 2015. A dupla BAVI ficou em chaves distintas e irão disputar apenas um clássico na primeira fase da competição.

A principal novidade para o próximo ano é a adequação do Campeonato ao calendário da CBF, que disponibilizou 12 datas para os estaduais. Com isso, o Baianão, que será disputado entre 1º de fevereiro e 3 de maio, terá uma fórmula diferente da utilizada nos anos de 2013 e 2014.

Os grupos do Baianão 2015 ficaram definidos da seguinte maneira:

GRUPO 1:

Bahia
Juazeirense
Bahia de Feira
Galícia
Serrano
Colo Colo

GRUPO 2

Vitória
Vitória da Conquista
Jacuipense
Catuense
Feirense
Jacobina

A Fórmula – Aprovada por 64 votos a 14, que representa dez clubes contra dois, a fórmula do Baianão 2015 terá a 1ª Fase disputada por 12 clubes. Bahia, Vitória, Vitória da Conquista, Feirense, Serrano, Bahia de Feira, Juazeirense, Jacuipense, Galícia, Catuense, Colo-Colo e Jacobina ficarão divididos em dois grupos (1 e 2).

Nesta fase, o sistema de disputa será grupo contra grupo, com apenas jogos de ida. A segunda novidade será a classificação para a 2ª fase. Para não ocorrer injustiça com os clubes que marquem mais pontos, avançarão para as quartas de final os oito melhores colocados na classificação geral, com a junção dos dois grupos. Assim, um clube poderá ter mais classificados do que o outro, mas sempre obedecendo à regra das melhores campanhas.

Na 2ª Fase, de quartas de final, os oito clubes classificados serão divididos em quatro grupos (3, 4, 5 e 6) de dois. Os duelos, já em jogos de ida e volta, serão entre o 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º.

Os vencedores seguirão para a 3ª fase, de semifinal. Novamente em jogos de ida e volta, os ganhadores farão a final da competição, também em dois confrontos. Os finalistas já estarão automaticamente classificados para as Copas do Nordeste e do Brasil.

Já os perdedores disputarão o 3º lugar, que trará outra novidade. O vencedor terá a opção de escolher se ficará com a vaga na Série D ou na Copa do Nordeste, já que a terceira vaga da Bahia na Copa do Brasil será do campeão da Copa Governador do Estado. Mas, não para por aí. O perdedor, 4º colocado, ficará com a vaga na competição que o 3º colocado não escolher. Portanto, se o 3º colocado optar pela Copa do Nordeste, o 4º fica com a vaga na Série D e vice versa, o que garante que os quatro melhores do Baianão sejam premiados com participações em competições nacionais.

Rebaixamento - Mais uma novidade da próxima temporada diz respeito ao rebaixamento para a 2ª Divisão. Diferente de 2014, quando os rebaixados foram os dois últimos colocados da 1ª fase, o descenso será definido em dois confrontos de ida e volta. Os quatro piores da 1ª fase, que não se classificarão para as quartas de final, disputarão o rebaixamento em duelos entre 9º x 12º e 10º x 11º. Os perdedores disputarão a 2ª Divisão de 2016.


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade