TV RÁDIO
Buscar

Jogos Escolares da Juventude: Bahia seleciona atletas que vão representar estado

Autor(a): Redação Galáticos Online (Twitter: @galaticosonline) em 25 de Julho de 2016 02:29

Com disputas acirradas em três locais, a Bahia selecionou, os alunos/atletas que vão representar o estado nas modalidades individuais e em dupla dos Jogos Escolares da Juventude. As competições foram realizadas no Sesi Simões Filho, na Piscina Olímpica da Bahia (na Avenida Bonocô), no Colégio Salesiano Dom Bosco, com participação de cerca de 550 alunos da capital e de diversos municípios do interior.

As seletivas são organizadas pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). No Sesi, parceiro da Sudesb na realização do evento, foram realizadas disputas de atletismo, judô, xadrez, tênis de mesa, vôlei de praia e luta olímpica. A Piscina Olímpica da Bahia foi palco das competições de natação, enquanto no Salesiano houve as apresentações de ginástica rítmica.

O objetivo da etapa baiana é selecionar atletas das redes de ensino público e privado, com faixa etária de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, para representar a Bahia na maior competição de esporte estudantil do Brasil, que são as etapas nacionais dos Jogos Escolares da Juventude que acontecerão em João Pessoa/Paraíba, em setembro (12 a 14 anos) e novembro (15 a 17 anos). A competição nacional é organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Representando o governador Rui Costa, na abertura no Sesi, o secretário do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, destacou a importância do evento para a Bahia e o quanto o esporte é fundamental para a promoção de uma sociedade com paz e justiça social. ¨O esporte é importante tanto para a saúde física, quanto para a saúde mental, além de ser um fator de inclusão social. Nós temos uma preocupação muito grande em estimulá-lo. Ele está sendo tratado como uma política de estado”, disse, lembrando que a Bahia está preparada para receber tanto as delegações que estarão em treinamento, quanto as partidas de futebol, durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Das disputas, as que tiveram o maior público foram as de judô e luta olímpica. Entre atletas, técnicos, pais e amigos, além da ansiedade, havia a torcida e a expectativa pela vaga. O mesmo aconteceu na competição de atletismo. Na piscina, 59 nadadores buscaram os índices classificatórios. Já na ginástica, 28 meninas também estavam em busca de bons resultados. De todos os municípios participantes, Juazeiro foi quem trouxe a maior delegação, com mais de 140 alunos/atletas.

Um dos participantes, o aluno/atleta de Jaguarari, Alessandro de Souza, de 15 anos, está tentando ir novamente para a nacional. Ano passado, ele foi para Fortaleza competindo na prova dos 1000m e trouxe para a casa a medalha de bronze. Este ano, ele quer correr os 3000m. “Eu jogava bola até os 12 anos, até que fui convidado pelo atual técnico para treinar no atletismo. Sei das dificuldades de sair de 12 a 14 para a faixa de 15 a 17, mas tenho treinado bastante e quero estar entre os primeiros na prova de 3000m”, explicou Souza.

Números e apoio - Com 210 e 132 atletas inscritos, sendo a maioria do interior do estado, as modalidades de judô e atletismo foram, respectivamente, as maiores delegações desta seletiva estadual. Natação foi o terceiro maior grupo, com 59 inscritos, seguida de luta olímpica, com 45, tênis de mesa, com 36 atletas, e xadrez com 31 atletas.

Para o chefe de gabinete da Sudesb, Gustavo Miranda, é um orgulho ver o empenho dos alunos/atletas na competição. Ele lembrou que, além de promover o evento, a Sudesb assegura todos os exames (avaliação médica) dos estudantes de Salvador, tanto os da rede estadual quanto os da rede municipal de ensino. Além disso, para os atletas do interior foram garantidas hospedagem e alimentação no período dos jogos em Salvador e nas viagens da fase nacional.

“A Sudesb também garante passagens aéreas e uniformes a todos os jovens que participam da competição representando a Bahia. Nós temos em torno de 550 atletas nas seletivas das modalidades individuais e mais ou menos 880 alunos que vão participar das modalidades coletivas, ou seja, um total de 1400 jovens atletas com idade entre 12 e 17 anos que participam da disputa pelas vagas da etapa nacional”, explicou Miranda.

Embaixadores – dois grandes nomes para o esporte baiano estiveram nas competições para incentivar aos participantes. Verônica Almeida, medalha de bronze nas paralimpíadas de Pequim, em 2008, e já confirmada oficialmente para os Jogos Paralímpicos Rio 2016, e o atleta Cauã Vinícius, medalha de ouro nos 50m livre na natação nos Jogos Escolares da Juventude 2015, com quebra de recorde.
“A vida é feita de sonhos e a gente só consegue tentando. Meu técnico sempre diz que o que leva um atleta ao pódio é treinamento e vocês têm que fazer isso. Que vocês representem a Bahia como ela deve ser representada e que quando estiverem lá ouçam dizer: esse atleta é nordestino, é da Bahia”, desejou a nadadora, que este ano colocou seu nome no Guinness Book (livro dos recordes), como a mulher mais rápida a nadar 10 km com apenas um braço, no estilo borboleta.

Já Cauã fez questão de lembrar a participação dele nos Jogos e o quanto foi importante para a vida dele. “Eu participei de 2012 a 2015 e infelizmente encerrei minha participação. Foi um período de muito aprendizado. Com felicidade, terminei com uma medalha de ouro na prova dos 50m. Boa sorte e que vocês representem a Bahia da melhor forma possível”, falou.
Resultados – os resultados serão divulgados pelas federações esportivas responsáveis por cada modalidade na próxima semana. 

Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade