TV RÁDIO
Buscar

Jogo Bahia x Botafogo terá campanha da CBF contra o racismo

Autor(a): Redação Galáticos Online (@GalaticosOnline) em 23 de Abril de 2014 20:28

O futebol é capaz de unir os mais de 200 milhões de brasileiros, é o esporte que salva vidas, que desvia crianças do caminho das drogas, que representa uma oportunidade de um futuro melhor para milhares de famílias carentes espalhadas pelas cinco regiões do país.
 
Mas, em pleno século XXI, alguns indivíduos ainda insistem em manchar a beleza do esporte com ações discriminatórias. Uma tentativa de propagar o racismo e torná-lo uma prática cotidiana nos estádios.
 
Só em 2014, o Brasil assistiu a quatro casos que chocaram os desportistas. Os meias Tinga, do Cruzeiro, e Arouca, do Santos, foram chamados de macaco em jogos pela Libertadores, no Peru, e em Mogi das Cruzes (SP), pelo Paulistão. O árbitro gaúcho Márcio Chagas da Silva encontrou bananas colocadas em cima do seu carro por torcedores que não gostaram da sua arbitragem no Estadual do Rio Grande do Sul.
 
Por último, as atletas do São Francisco, que representaram a Bahia na Copa do Brasil de Futebol Feminino, foram vítimas de ataques de parte da torcida adversária durante um jogo contra a Ferroviária (SP), em Araraquara (SP). A delegação do clube baiano ouviu insultos do tipo: "Todo nordestino tinha que ser exterminado", "porcos" e "pobres miseráveis".

 
Diante das tentativas de alguns de tornar o futebol um ambiente para propício para a discriminação, a CBF entrou de vez em campo na luta contra qualquer tipo de preconceito.
 
No dia 16 de abril, a entidade máxima do esporte no país deu início à campanha "Somos Iguais", com objetivo de conscientizar e repudiar qualquer ato de preconceito, seja racial, econômico, religioso, social, sexual, dentre outros.
 
Faixas com a mensagem contendo o slogan da campanha e o escudo da CBF, ambos em preto e branco serão levadas a campo antes do início das partidas transmitidas em TV aberta no nas Séries A e B do Brasileirão. Além disso, nos jogos (também de TV aberta) da primeira fase de ambas as competições serão distribuídas dez bolas personalizadas com a logo da campanha e o texto "faça um selfie com a bola usando #somosiguais e sua foto poderá aparecer nas redes sociais da CBF". Cinco dessas bolas serão distribuídas pelo clube mandante entre seus torcedores, para que todos participem ativamente desta luta.
 
A campanha, por sinal, já chegou à Bahia. No duelo entre Bahia e Botafogo, no próximo dia 4 de maio, ambas as ações serão realizadas na Arena Fonte Nova. Está prevista também a realização da campanha em pelo menos mais uma partida realizada no Estado e televisionada para todo o país.
 
Confira detalhes e mais ações da Campanha "Somos Iguais":

 
- Ações da campanha

Para alcançar o objetivo da campanha e mover a sociedade contra o preconceito, a CBF fará ações na primeira fase das Séries A e B do Campeonato Brasileiro de 2014 e também nos dois amistosos que a Seleção Brasileira fará antes do início da disputa da Copa do Mundo FIFA 2014. Dentre elas, estão:

 >Aplicativo de celular para denúncia:
Foi criado um aplicativo para as pessoas que presenciem qualquer tipo de manifestação preconceituosa em eventos esportivos possam denunciá-la através deste. As denúncias que chegarem serão encaminhadas para as autoridades competentes.

 


  • Patch - Árbitros

Os árbitros de todas as partidas das Séries A e B do Campeonato Brasileiro de 2014 terão nos bolsos de seus uniformes o patch com o logo da campanha “Somos Iguais”.
 


  • Faixas

Faixas com a mensagem da campanha serão levadas a campo antes do início de cada partida, quando transmitidas por TV Aberta, podendo assim serem vistas pelos torcedores presentes nos estádios e pelos que assistirem pela televisão.
 


  • Placas de publicidade

Placas publicitárias, localizadas em volta dos campos, aparecerão com o logo da campanha “Somos Iguais”.
 


  • Bolas personalizadas

Nos jogos da primeira fase do Campeonato Brasileiro de 2014, das Séries A e B, quando forem transmitidas por TV aberta, serão distribuídas 10 bolas personalizadas com o logo da campanha e o texto “faça um selfie com a bola usando #somosiguais e sua foto poderá aparecer nas redes sociais da CBF” tendo como objetivo fazer o torcedor participar ativamente da campanha.
 


  • Locução

Antes do início das partidas do Campeonato Brasileiro, Séries A e B, será feita locução resumida da campanha “Somos Iguais”.
 


  • Vídeo

 
A CBF TV produzirá um vídeo de divulgação da campanha, transmitindo a mensagem de repúdio a qualquer tipo de preconceito. Um dos elementos do vídeo é o texto produzido pelo jornalista Mauro Betting, interpretado por atletas e personalidades. Este vídeo será exibido nos telões de estádios do Brasil, além de ficar disponível no site da entidade e em suas respectivas redes sociais.

 


  • Seleção Brasileira

 
As ações propostas na campanha “Somos Iguais” também serão realizadas nos dois amistosos que a Seleção Brasileira fará antes da Copa do Mundo 2014. Os jogadores do Brasil entrarão com a faixa contendo a mensagem da campanha. O vídeo produzido pela CBF TV também será transmitido nas partidas. A primeira será realizada no dia 3 de junho, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, contra o Panamá. Depois, no dia 6, no Morumbi, em São Paulo, o amistoso será contra a Sérvia. 

Fonte e Fotos: FBF


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade