TV RÁDIO
Buscar

Jogos estudantis da rede pública movimentam escolas no interior

Autor(a): Redação Galáticos Online (Twitter: @galaticosonline) em 02 de Junho de 2016 02:25


Os Jogos Estudantes da Rede Pública (Jerp), projeto desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado para fortalecer a cultura corporal e as práticas esportivas no currículo da Educação Básica, estão mobilizando os estudantes em diferentes modalidades esportivas no interior baiano, como handebol e futsal. As etapas seletivas estão acontecendo entre as escolas públicas estaduais e municipais nos 27 Núcleos Regionais de Educação (NRE).

O município de Iguaí (centro sul), onde está localizado o Colégio Estadual Duque de Caixas, sediou a 3ª etapa do Jerp, que envolveu a participação de escolas de cidades próximas como o Colégio Estadual John Kennedy, de Santa Cruz da Vitória (sul), o Colégio Florestal, de Nova Canaã e o Colégio Dr. Manoel Novaes, de Ibicuí. Os times classificados irão competir em Itapetinga, com data ainda a ser definida.

Os times de handebol masculino e feminino do Colégio Estadual John Kennedy passaram para a próxima etapa regional, e os estudantes participantes já estão na expectativa para a competição. Este é o caso de Jhônatas de Jesus Santos, 3º ano, 17 anos, que já participou da etapa regional no ano passado, quando seu time foi vice-campeão. “Estamos treinando bastante durante três dias da semana, por duas horas, para conseguirmos chegar à final. Quem sabe, desta vez, vencermos”.

Andressa Lira dos Santos,18, também do 3° ano, é uma das integrantes do time feminino de handebol e afirma que está muito empolgada para jogar novamente. “Pratico handebol desde o 6° ano e venho treinando todos os dias após as aulas. Gosto muito de jogar com times de escolas de outras cidades porque fazemos amizade e trocamos experiências”.

A professora de Educação, Física Tahisa Messias, acredita que “o esporte é importante para a formação do estudante enquanto cidadão porque regata valores mútuos, trabalha a disciplina, a solidariedade e o trabalho em equipe. Além disso, os alunos sentem uma melhor disposição para os estudos”.

Gleison Ribeiro de Souza, 18, que cursa o 2º ano no Colégio Florestal, de Nova Canaã, faz parte de um dos times de futsal e está treinando muito para a etapa regional. “Estou empolgado para jogar e confiante”. Pabline Santos Rocha, 18, 2º ano, do time de handebol, afirma que, “além de jogar, vai fazer novas amizades com outros estudantes”.

De acordo com coordenador do Jerp do NRE 08, Pablo Amaral Porto, o Jerp prevê a participação ativa do estudante independente de qual seja o seu desempenho e resultado final nos jogos. “O importante é o aluno participar, pois a prática esportiva estimula a socialização com outros estudantes e reflete no comportamento deles dentro e fora da sala de aula”.
 


Whatsapp
Mande um Comentário
Os comentários não representam a opinião do portal Galáticos Online. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais noticias


Ver todos

Publicidade

Fotos

Publicidade

Publicidade